Objetivo do projeto
objetivo principal dinamizar os territórios rurais
Prevê a implementação atividades e metodologias que contribuirão para a educação e disseminação junto de toda a população e tendo como publico alvo, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma alimentação saudável e sustentável, privilegiando e fomentando o consumo de produtos nacionais, regionais e locais em equilíbrio com os princípios da Dieta Mediterrânica; promovendo e valorizando a produção e consumo de produtos endógenos e a adoção da Dieta Mediterrânica, contribuindo desta forma para o aumento da adesão à Dieta Mediterrânica em 20% até 2030.
Visando a implementação e disseminação de boas práticas nutricionais que contribuem para a Educação Alimentar, através da valorização de uma alimentação saudável e sustentável, da dieta Mediterrânica e de medidas que resultarão na redução do desperdício alimentar.
objetivos e resultados
• Promover a alimentação saudável e sustentável no ecossistema escolar; fomentar o consumo de produtos regionais, locais e endógenos utilizados na dieta mediterrânica enquanto património da humanidade, como promotor de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável; e melhorar a qualidade nutricional da alimentação dos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico e da população em geral, fomentando a inovação na agricultura, na produção alimentar, nas florestas e nas zonas rurais;
• Combater e reduzir o desperdício alimentar, promovendo a participação e trabalho conjunto entre os parceiros e agentes de desenvolvimento local;
• Dinamizar o trabalho em rede na região, informando o publico em geral e promovendo a imagem e o potencial do território, melhorando a qualidade da execução dos programas de desenvolvimento rural. Sendo os resultados esperados, a produção de um Guia de atividades para alunos e professores, de um Guia de combate ao desperdício alimentar a implementar nos municípios integrantes da parceria, e a caraterização do sistema alimentar na Lezíria do Tejo. Bom como a disseminação de boas práticas nutricionais no ecossistema escolar. Divulgação e incentivo para alimentação saudável e sustentável e adesão à dieta mediterrânica. Promoção produtos endógenos fomentando o consumo, e a redução do desperdício alimentar.