Dieta Mediterrânica
O que é a Dieta Mediterrânica
Desde 2013 que a Dieta Mediterrânica, foi reconhecida pela UNESCO como património cultural imaterial da humanidade. Começou a ser descrita nos anos 60 do século XX e trata-se de um estilo de vida que teve origem nos países banhados pelo Mar Mediterrânico ou que por eles foram influenciados.
A dieta Mediterrânica é um padrão alimentar que promove o consumo de alimentos locais e da época e é caracterizada pela abundância de hortofrutícolas, leguminosas secas e frescas, pão e cereais pouco refinados, frutos secos e oleaginosos. Promove o Azeite como gordura de eleição e no que diz respeito aos métodos de confeção, privilegia as confeções simples que preservem os nutrientes dos alimentos.
Trata-se de um estilo de vida que para além da alimentação, comtempla valores culturais e sociais que enfatizam a importância da sazonalidade, do convívio em volta da mesa durante as refeições e da necessidade de atividade física regular.
Relativamente aos benefícios para a saúde, a dieta Mediterrânica parece ter um efeito cardio-protetor e preventivo das doenças metabólicas, o que pode ser explicado pelo seu ponto de vista nutricional, que é caracterizado por possuir uma riqueza em antioxidantes, fibras, ácidos gordos monoinsaturados.
Segundo os dados de 2020 da DGS, apenas 26% dos Portugueses apresentam uma adesão elevada à dieta mediterrânica, assim sendo, torna-se fundamental o reforço da adesão a este padrão alimentar com o intuito de promoção de um estilo de vida saudável em Portugal.
Referências:
- Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Dieta Mediterrânica - Um Padrão de Alimentação Saudável, Direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Editor. 2014.
- Pinho, I. et al., Padrão Alimentar Mediterrânico: Promotor de Saúde, Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Direcção-Geral da Saude. 2016.
- Gregório, M. J. et al., Estudo de adesão ao padrão alimentar Mediterrânico, Direcção-Geral da Saúde. 2020.